Só 200 mortos?
Está chocado com o ocorrido de ontem e acha espantoso número de mortos? Pois então "Relaxa e goza". A coisa é muito pior do que você imagina.
O país assiste (do verbo assistir-tv) a uma situação batizada de "crise da aviação brasileira" (ou similares como "apagão aéreo") . Como a maior parte da população não tem grana nem para tomar um ônibus, a mesma não se importa muito com o que acontece.
Mas há uma detalhe nessa história que parasse que ninguém lembra (ou não sabe). O "setor aéreo" está inserido no "setor de transporte" e este na parte de "infra-estrutura". Agora pense em cada um desses setores. Não é difícil concluir que a coisa está mais podre do que só uma pista inacabada ou controladores de vôo insatisfeitos. Basta viajar por algumas rodovias, estudar um pouco o funcionamento da malha ferroviária brasileira, conversar com funcionários de portos ou aeroportos para ver quanto dinheiro e, principalmente, quantas vidas se perdem devido ao descaso com o setor.
O acidente com o avião da TAM ocorrido ontem, considerado por muitos uma tragédia anunciada, é apenas mais um de muitos que aconteceram e que irão acontecer nos transportes. É apenas um sintoma de uma enfermidade gravíssima.
Para cada morto nesse acidente, some uma centena de mortos em acidentes nas estradas precárias. Para cada centavo de prejuízo que esse acidente causou, calcule uma centena de reais perdidos na manutenção do seu veículo que não suporta as condição das nossas estradas. Sem contar as outras tantas centena de reais a mais que se gastam no caríssimo transporte rodoviário, simplesmente porque nossos trens de carga precisam de sete dias para percorrer 500km, porque praticamente não existe transporte ferroviário de passageiros, porque temos o maior potencial hidroviário do mundo e fomos incapazes de explorá-lo. Por que, raios, AINDA não existe um trem de alta velocidade ligando o Rio de Janeiro à São Paulo? Para organizar o PAN tem 5bi, para construir uma ferrovia não...
Essa abordagem não é simplesmente econômica, uma boa infra-estrutura nos transporte traz bem-estar à população além do dinheiro. Temos tudo, temos dinheiro, temos os rios, temos as terras, temos gente para trabalhar. Basta eliminar a inércia, a burocracia e fazer o sangue daqueles que trocam o bem de toda população por uma mala de dinheiro escorrer pelas ruas e praças. A pergunta que se faz é: Para que serve o DNIT, a ANTT, a ANAC, a ANTAQ? Para entupir o bolso de alguns com o nosso dinheiro e para referendar aumento de tarifas.
Então, quando você ouvir o espantoso número de 200 mortos, tenha em mente que isso não significa nada perto da nossa realidade.
O país assiste (do verbo assistir-tv) a uma situação batizada de "crise da aviação brasileira" (ou similares como "apagão aéreo") . Como a maior parte da população não tem grana nem para tomar um ônibus, a mesma não se importa muito com o que acontece.
Mas há uma detalhe nessa história que parasse que ninguém lembra (ou não sabe). O "setor aéreo" está inserido no "setor de transporte" e este na parte de "infra-estrutura". Agora pense em cada um desses setores. Não é difícil concluir que a coisa está mais podre do que só uma pista inacabada ou controladores de vôo insatisfeitos. Basta viajar por algumas rodovias, estudar um pouco o funcionamento da malha ferroviária brasileira, conversar com funcionários de portos ou aeroportos para ver quanto dinheiro e, principalmente, quantas vidas se perdem devido ao descaso com o setor.
O acidente com o avião da TAM ocorrido ontem, considerado por muitos uma tragédia anunciada, é apenas mais um de muitos que aconteceram e que irão acontecer nos transportes. É apenas um sintoma de uma enfermidade gravíssima.
Para cada morto nesse acidente, some uma centena de mortos em acidentes nas estradas precárias. Para cada centavo de prejuízo que esse acidente causou, calcule uma centena de reais perdidos na manutenção do seu veículo que não suporta as condição das nossas estradas. Sem contar as outras tantas centena de reais a mais que se gastam no caríssimo transporte rodoviário, simplesmente porque nossos trens de carga precisam de sete dias para percorrer 500km, porque praticamente não existe transporte ferroviário de passageiros, porque temos o maior potencial hidroviário do mundo e fomos incapazes de explorá-lo. Por que, raios, AINDA não existe um trem de alta velocidade ligando o Rio de Janeiro à São Paulo? Para organizar o PAN tem 5bi, para construir uma ferrovia não...
Essa abordagem não é simplesmente econômica, uma boa infra-estrutura nos transporte traz bem-estar à população além do dinheiro. Temos tudo, temos dinheiro, temos os rios, temos as terras, temos gente para trabalhar. Basta eliminar a inércia, a burocracia e fazer o sangue daqueles que trocam o bem de toda população por uma mala de dinheiro escorrer pelas ruas e praças. A pergunta que se faz é: Para que serve o DNIT, a ANTT, a ANAC, a ANTAQ? Para entupir o bolso de alguns com o nosso dinheiro e para referendar aumento de tarifas.
Então, quando você ouvir o espantoso número de 200 mortos, tenha em mente que isso não significa nada perto da nossa realidade.
(E isso porque eu ainda não falei das telecomunicações, nem do saneamento básico, nem do nióbio. Prometo trazer textos com mais dados concretos. Aguardem.)
3 Comments:
Eu bem que queria poder dizer que você está errado, mas concordo plenamente. E, se ainda me restasse um pouco mais de ingenuidade, eu teria esperança de que essas 190 mortes não seriam em vão, e que essa crise seria discutida e solucionada ou pelo menos haveria um levante da população para mudar as coisas, o que já seria muito mais do que de fato vai acontecer. Esse acidente só vai servir para a globo fazer mais do seu (pseudo-)jornalismo sensacionalista, para ofuscar todas as outras tragédias diárias, e tudo isso que a gente já sabe que acontece toda vez que há um fato fora do comum nessa nossa linda Terra das Bananas.
Como diria Arnaldo Antunes, a realidade também emburrece.
Perfeito esse texto! A única coisa que eu não citaria, seria sobre o aproveitamento total das hidrelétricas, pois tal coias é quase impossível até mesmo por diversos fatores que vai dos climáticos ate a capacidade de represamento.
Forte abraço Otavio
Perfeito esse texto! A única coisa que eu não citaria, seria sobre o aproveitamento total das hidrelétricas, pois tal coias é quase impossível até mesmo por diversos fatores que vai dos climáticos ate a capacidade de represamento.
Forte abraço Otavio
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